Total de visualizações de página

sábado, fevereiro 25, 2012

Homenagem a Dom Paulo Lopes de Faria

"Paulo Apostolo de Jesus Cristo". Como Cristo, amou a Igreja e se entregou por ela...

Um exemplo de amor aos homens!...

A comunidade da Paróquia Santo Antônio da Sé - Catedral Metropolitana de Diamantina presta sua homenagem ao saudoso Dom Paulo Lopes de Faria, Arcebispo Emérito de Diamantina, que se estivesse vivo completaria hoje 81 anos de vida. Nascido em Igaratinga, MG, em 24 de fevereiro de 1931, Dom Paulo foi ordenado Padre em 1957, em Belo Horizonte. Em 1980 é nomeado Bispo auxiliar de Niterói, RJ, recebendo a ordenação episcopal na cidade de Belo Horizonte em 12 de novembro de 1980. Foi nomeado Bispo Diocesano de Itabuna, Bahia em 1983, permanecendo por 12 anos até ser chamado em 1995 a ser Arcebispo Coadjutor de Diamantina junto a Dom Geraldo Majela Reis, com direito a sucessão.
Em 1997 com a renúncia do Arcebispo Dom Geraldo, Dom Paulo assume como Metropolita da Arquidiocese de Diamantina. Em 2007 conforme o Direito Canônico passa o governo Arquidiocesano a Dom João Bosco Óliver de Faria e se torna Emérito e passa a residir em Belo Horizonte, sua Arquidiocese de origem. Depois de um tempo de enfermidade, faleceu em 16 de Julho de 2009, dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo. Seu corpo está sepultado na Cripta da Catedral de Diamantina.

Que Deus o recompense por todo o amor que dedicou à Igreja e à nossa Arquidiocese de forma particular. 
Fazendo suas essas palavras, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade homenageia e agradece ao grande Apóstolo de Jesus Cristo: Dom Paulo Lopes de Faria!...

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Quaresma

Vem chegando um novo tempo de Quaresma...

Minha gente, depois de uns dias tão intensos de calor humano e de alegria, quer nos muitos encontros ou retiros espirituais ou mesmo quer nas avenidas onde a festa da cor e da folia tomou conta de muitos corações, vem chegando aquele tempo precioso de reflexão e cuidado maior com nossa vida em Cristo.
A Quaresma se torna esse grande retiro espiritual, onde somos convidados a olhar para nossas vidas e, como num mosaico, rever cada pedacinho dessa bela obra para que tudo se harmonize sempre mais. Esse trabalho tão artesanal é preciso ser feito com calma, atenção e serenidade. Por isso convido você a mergulhar de cheio nesse tempo de cuidado espiritual!
Juntamente com a Quaresma, no Brasil, cada ano temos a Campanha da Fraternidade, que muito mais que uma reflexão, quer ser uma tomada de atitude diante dos problemas que cada campanha nos oferece. E para 2012, vamos refletir sobre a saúde pública brasileira, sobre os muitos problemas que esse campo social vem trazendo.
A Igreja, que somos todos nós, quer ser uma resposta viva para tantos problemas sociais e à luz da mensagem de Cristo, que veio para dar a vida e a vida em abundância, precisamos ser esse coração sensível a tantos que padecem na saúde e ajudar a encontrar soluções mais concretas, para que a saúde brasileira seja mais respeitada e cuidada.

Desejo para você uma abençoada Quaresma! Que não seja feita apenas de atitudes exteriores, de pequenos sacrifícios que não nos levam a verdadeira conversão. Mas que, de fato, nos comprometamos com o amor prático de Cristo na vida de todas as pessoas. Quaresma é também isso, uma mudança radical do nosso comportamento para o bem de todos!

Coluna Artigos de Fé

22/02/2012 - 14h34 (Padre Silvio César)
Disponível em: http://www.agoravale.com.br/colunas/default.asp?id=35526&cod=16








Min

C