Total de visualizações de página

domingo, novembro 27, 2011

Missa do Primeiro Domingo do Advento

Data: 27 de novembro de 2011
Presidente da celebração:Padre Douglas Soares
Equipe de Celebração n°7
Ministério de Música:Sagrada Família
Local:Santuário de Nossa Senhora da Piedade - Felixlândia/MG.
Hora: 9h.

Estamos celebrando o primeiro domingo do advento. O advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. É um período de preparação para acolhermos o Cristo que há de vir. Advento é tempo de espera, tempo de celebrar o Senhor que veio que vem e que virá.

Um dos símbolos do Natal é a coroa do advento. Na simbologia da coroa, que foi cuidadosamente preparada em nosso presbitério, manifestamos a nossa fé e a nossa esperança e abrimos nossos corações para acolher a graça e a paz que vêm da parte de Deus!...
Observem o formato da coroa: é um circulo, sem início e sem fim que representa a perfeição, a harmonia e a eternidade!...
Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste, são sinais de esperança!
As velas simbolizam a luz de Cristo que ilumina nossas vidas, e serão acesas uma em cada domingo do advento.



Neste domingo, um membro da equipe litúrgica se dirigiu ao altar para acender a primeira vela. Foi acesa a vela verde da esperança.
Que, em nossos corações, essa luz possa ir penetrando, gradativamente, para que tenhamos um natal iluminado. Amém!
ENTRADA DA PALAVRA
 LITURGIA DA PALAVRA
OFERTÓRIO
EQUIPE DE CELEBRAÇÃO





Advento


O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.
Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).
Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação!

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

domingo, novembro 20, 2011

Missa no Bairro Buritis

Todos os domingos, às 7h, acontece a celebração da Santa Missa em um bairro da cidade. No final da celebração é oferecido um gostoso café da manhã.
No dia 20 de novembro, a celebração foi na casa de Elizabete Soares da Cruz, a agente de saúde do bairro, na rua S, n° 345, bairro Buritis. Quem presidiu a celebração, neste domingo de Cristo Rei, foi padre André.
Agradecemos a Deus pelo dom da vida e pela graça de estarmos reunidos em Seu nome, formando uma comunidade fraterna! Amém.